Orientações para pesquisas

de documentos antigos

Devido à grande quantidade de solicitações de pesquisas de registros, o Arquivo Dom Alberto José Gonçalves, da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, procede da seguinte maneira:

PESQUISAS:
- Pesquisa no período de 6 anos (3 anos antes e 3 anos depois da data informada), feita mediante pagamento da taxa de R$ 30,00. Será fornecida uma Declaração de Registro (Livro, Folha e Número), ou Certidão negativa.


- Pesquisa no período de 10 anos (5 anos antes e 5 anos depois da data informada), feita mediante pagamento da taxa de R$ 50,00. Será fornecida uma Declaração de Registro (Livro, Folha e Número), ou Certidão negativa.

Para solicitar uma pesquisa, ao enviar o comprovante do pagamento da taxa, juntamente com o período a ser pesquisado, é necessário informar:

 

• Batizados:
- Nome da pessoa batizada (duas possíveis variações de grafia)
- Nome dos pais da pessoa batizada (duas variações de grafia)
- Data do nascimento (ou data estimada);

• Casamentos:
- Nome dos noivos (duas possíveis variações de grafia)
- Data do casamento (ou data estimada)

• Óbitos:
- Nome da pessoa falecida (com duas variações de grafia)
- Nome do cônjuge (se casado), e o nome dos pais

A BUSCA realizada diretamente nos livros de registro poderá ser realizada pelo próprio interessado através de nosso site na seção INSTITUCIONAL/ARQUIVO/ACERVO, ou diretamente no site www.familysearch.com.br

AS CERTIDÕES EM INTEIRO TEOR apenas serão emitidas mediante a informação do Livro e Folha do registro, ou então a apresentação da data exata do sacramento ou óbito.

TODAS AS SOLICITAÇÕES, impreterivelmente, devem ser encaminhadas via e-mail para arquivocatedral@mitradecuritiba.org.br, mesmo que a pessoa se dirija à Secretaria Paroquial da Catedral Basílica. Estabelecemos dessa forma para garantir a documentação de todo o processo de solicitação, busca e emissão de documentos antigos.

O PRAZO médio de parecer sobre as buscas é de 7 dias úteis. Solicitamos o obséquio de atentar para as grandes celebrações do ano que interrompem as atividades do Arquivo (como Semana Santa, Corpus Christi, Solenidade da Padroeira, posses, ordenações etc), e também da disponibilidade do Pároco em assinar os documentos.

CERTIDÕES ANTIGAS são emitidas apenas em Inteiro Teor, ou seja, trata-se de uma transcrição completa e exata do que está lançado no termo do livro de registro, e nisso incluem-se sinais gráficos e possíveis "erros" de grafia. Sendo assim, nomes, sobrenomes, datas e quaisquer outras informações não podem ser arbitrariamente alteradas sob nenhuma hipótese.

Não sendo localizados os registros buscados em nosso acervo, o próprio interessado poderá buscar nas paróquias da região, conforme o ano de início dos registros (clique aqui)

PARA RETIFICAÇÕES de registros, é necessário que o interessado apresente documentação condizente com a alteração que precisa ser realizada. No caso, aceitamos para retificações: documentos civis brasileiros, documentos civis estrangeiros e documentos eclesiásticos estrangeiros munidos do selo e da assinatura de autenticação da Cúria de origem do documento. Os documentos estrangeiros deverão ser apresentados em tradução juramentada. Todos os documentos deverão ser apresentados em cópias autenticadas (no caso dos documentos estrangeiros, a tradução deverá sem em cópia autenticada e o original em cópia simples). TODAS as retificações são feitas à margem dos registros, jamais alterando seu próprio corpo.