Orientações para pesquisas de documentos antigos

BATIZADOS

  • O próprio Arquivo realiza pesquisas devido à existência de Índices, livros em que constam os registros catalogados, em ordem cronológica, constando apenas o nome do batizado e seu pai, na maioria dos casos, ou da mãe, caso fosse de pai desconhecido.

  • Porém, para tal, é necessário que o interessado nos forneça o nome do batizado, a data ao menos aproximada de seu nascimento, e sua filiação.

  • A partir da data informada, pesquisamos até cinco anos posteriores nos Índices.

  • A busca nos próprios livros de registro deverá ser realizada pelo próprio interessado.

CASAMENTOS

  • Possuímos Índices apenas entre os anos de 1900 e 1918, ou seja, fora desse período, não realizamos a busca sem conhecimento da data do sacramento.

  • Caso a data do sacramento seja desconhecida e não se encontre no período informado acima, a busca nos próprios livros de registro deverá ser realizada pelo próprio interessado.

ÓBITOS

  • Não possuímos Índices.

  • Se o interessado não conhecer a data exata do sacramento, a busca nos próprios livros de registro deverá ser realizada pelo próprio interessado.

TODAS AS SOLICITAÇÕES, impreterivelmente, devem ser encaminhadas via email para arquivocatedral@mitradecuritiba.org.br, mesmo que a pessoa se dirija à Secretaria Paroquial da igreja Catedral Basílica. Estabelecemos dessa forma para garantir a documentação de todo o processo de solicitação, busca e emissão de documentos antigos.

O PRAZO médio de parecer sobre as buscas é de 7 dias úteis. Solicitamos o obséquio de atentar para as grandes celebrações do ano que interrompem as atividades do Arquivo (como Semana Santa, Corpus Christi, Solenidade da Padroeira, posses, ordenações etc), e também da disponibilidade do Pároco em assinar os documentos.

CERTIDÕES ANTIGAS são emitidas apenas em Inteiro Teor, ou seja, trata-se de uma transcrição completa e exata do que está lançado no termo do livro de registro, e nisso incluem-se sinais gráficos e possíveis "erros" de grafia. Sendo assim, nomes, sobrenomes, datas e quaisquer outras informações não podem ser arbitrariamente alteradas sob nenhuma hipótese.

Não sendo localizados os registros buscados em nosso acervo, o próprio interessado poderá buscar nas paróquias da região, conforme o ano de início dos registros (clique aqui)

NAS MAIS DE 1200 certidões emitidas pela atual gestão (Abril/2013 - Dezembro/2018), em nenhuma delas foi encontrada informações acerca da localidade exata donde veio o imigrante. O máximo que é conhecido, quando o é, é o país de origem.

PARA RETIFICAÇÕES de registros, é necessário que o interessado apresente documentação condizente com a alteração que precisa ser realizada. No caso, aceitamos para retificações: documentos civis brasileiros, documentos civis estrangeiros e documentos eclesiásticos estrangeiros munidos do selo e da assinatura de autenticação da Cúria de origem do documento. Os documentos estrangeiros deverão ser apresentados em tradução juramentada. Todos os documentos deverão ser apresentados em cópias autenticadas (no caso dos documentos estrangeiros, a tradução deverá sem em cópia autenticada e o original em cópia simples). TODAS as retificações são feitas à margem dos registros, jamais alterando seu próprio corpo.

  • Facebook App Icon
  • YouTube App Icon
  • Instagram Social Icon

© 2019 por Gabriel Forgati | Proudly created with Wix.com

Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

Rua Barão do Serro Azul, 31 - Centro

Curitiba - PR | CEP 80.020-180

catedralbasilica@mitradecuritiba.org.br | (41) 3324-5136