BRASÃO DE ARMAS

 

Brasonamento

 

Escudo: Em estilo polonês, terciado em mantel perpendicular, com bordo em or. No chefe, em fundo de blau,a Cruz Arquiepiscopal e o Báculo Pastoral decussados, ambos em or, com ornamento do primeiro à destra e do segundo à sinistra, sobrepostos por Mitra argente ornada de or com ínfulas idem color pendentes à destra e à sinistra sobre as hastes da Cruz e do Báculo. No cantão destro da ponta, em fundo de goles, a árvore Araucária (Araucaria angustifolia) estilizada em or. No cantão sinistro da ponta, em fundo de sinopla, a Coroa de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, sobreposta ao Cetro em barra, ambos em argente.

 

Timbre e ornamentos: Umbraculum encimando o escudo, alternado de or e goles, sobreposto pelo Orbe e pela Cruz Latina em or, e haste idem color encerrada em ponta aguda. Sob o escudo, as Chaves Pontifícias decussadas, com a argente de mecanismo à sinistra e com a or de mecanismo à destra. Dos ornamentos das chaves pende de ambos os flancos cordão em goles com passamanarias idem color.

 

Divisa: “Ecce Virgo Concipiet” em fonte de sable em listel de argente com reverso em or.

 

 

Descrição Temática

 

Escudo: O campo superior central, com a Cruz Arquiepiscopal entrecruzada com o Báculo Pastoral e a Mitra, celebra a categoria desta Basílica como Catedral, sede da Cátedra do Arcebispo Metropolitano, que goza de pleno uso das insígnias descritas e simboliza este templo como “Igreja-Mãe” da Arquidiocese de Curitiba, que tem como padroeira principal a Bem-Aventurada Virgem Mãe de Deus, Maria Santíssima, tradicionalmente representada na heráldica pela cor azul.

O campo inferior à direita celebra a árvore símbolo do Paraná, a Araucária ou Pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustifolia), visto em abundância nos campos de Curitiba, em cujo brasão do Município, inclusive, observa-se a mesma árvore símbolo. O fundo vermelho alude às vestimentas das imagens naCapela-Mor(presbitério) da Catedral Basílica: o manto da padroeira, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (no Altar-Mor); o manto do Senhor Bom Jesus, que um dia foi também padroeiro da Villa de Nossa Senhora da Lux e de Bom Jesus dos Pinhaes (no nicho direito); e a romeira de São Roque de Montpellier, co-padroeiro da Catedral Basílica e da Arquidiocese de Curitiba (no nicho esquerdo).

O campo inferior à esquerda celebra a majestade de Maria Santíssima, coroada pela Santíssima Trindade como Rainha do Céu e da Terra, passagem que flagramos no Vitral-Mor da Catedral Basílica. O cetro e a coroa, em prata, foram desenhados conforme os originais que adornam a imagem do Altar-Mor da Catedral Basílica. O fundo, em verde, completa as vestes da padroeira e memora as matas de Araucária que preenchiam vastas extensões junto a esta igreja.

 

Timbre e ornamentos: compõem a dignidade heráldica que esta Catedral possui enquanto Basílica, título cedido pelo papa São João Paulo II em 1993, por ocasião do centenário da inauguração deste templo. O Umbraculum(ou Ombrelino) é símbolo próprio das Basílicas, trazido à mão durante as procissões solenes. As Chaves Pontifícias simbolizam a ligação desta igreja com a Santa Sé, enquanto Basílica Papal.

 

Divisa: alude ao evangelho proclamado na solenidade da padroeira, a 8 de setembro, versículos 1 a 23 do primeiro capítulo do Evangelho segundo São Mateus, que refere-se ao cumprimento da profecia de Isaías, que diz: “Eis que uma virgem conceberá [e dará à luz um filho]” / “Ecce virgo concipiet [et pariet autem filium]” (Is 7, 14b).

 

Confecção da Arte: Ateliê Heráldico

Descrição e Brasonamento: Gabriel Forgati

Notas.

  • As cores referem-se ao vocabulário heráldico, a saber: or/ouro ou amarelo; argente/prata ou branco/ blau/azul; goles/vermelho; sinopla/verde; e sable/preto.

  • As noções de destro (direito) e sinistro (esquerdo) dão-se a partir do portador do Brasão, e não do observador.

  • Facebook App Icon
  • YouTube App Icon
  • Instagram Social Icon

© 2019 por Gabriel Forgati | Proudly created with Wix.com

Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

Rua Barão do Serro Azul, 31 - Centro

Curitiba - PR | CEP 80.020-180

catedralbasilica@mitradecuritiba.org.br | (41) 3324-5136