BATISMO

"O batismo, porta dos sacramentos, necessário de fato ou pelo menos em desejo para a salvação, pelo qual os homens são libertados dos pecados, se regeneram como filhos de Deus e, configurados com Cristo por um carácter indelével, se incorporam na Igreja, só se confere validamente pela ablução de água verdadeira com a devida forma verbal." (Cân. 849)

Os sacramentos da Igreja - e dentre eles incluí-se o Batismo - são regidos universalmente pelo Código de Direito Canônico, a quem a Igreja em todo o mundo reporta-se nas matérias de fé. As prerrogativas emanadas do Código e das Legislações Complementares da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil não podem jamais ser arbitrariamente alteradas pelas dioceses e paróquias, a menos que tais letras tenham previsto liberdade para tal.

Na igreja Catedral Basílica, o sacramento do Batismo é celebrado nas sextas-feiras, após a Santa Missa das 17h30.Por razões pastorais, ocasionalmente poderão ser alteradas ou canceladas as datas; consultar a Secretaria Paroquial para sanar dúvidas..

As inscrições devem ser realizadas até a quarta-feira que antecede a data do sacramento, e a documentação exigida é a seguinte:

- CERTIDÃO DE NASCIMENTO DA CRIANÇA

- RG DOS PAIS
- COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA DOS PAIS


- RG DOS PADRINHOS
- COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA DOS PADRINHOS
- LEMBRANÇA OU CERTIDÃO DE CRISMA DOS PADRINHOS
- LEMBRANÇA OU CERTIDÃO DE CASAMENTO RELIGIOSO DOS PADRINHOS (SE CASADOS)


- COMPROVANTE DO CURSO DE BATISMO DOS PAIS E DOS PADRINHOS

Vale lembrar que, segundo as normas da Igreja Católica, os padrinhos devem ser maiores de idade, católicos, crismados e, se casados, o devem ser na Igreja.

Caso os pais e padrinhos não tenham feito a preparação (curso), a Catedral oferece um material para que essa preparação seja feira por eles em casa. Após o agendamento da data, o material de preparação para os pais e padrinhos deve ser buscado na secretaria da Catedral PELO MENOS 15 DIAS ANTES DO BATIZADO.

Espórtula: consultar a Secretaria Paroquial