ARQUIVO DOM ALBERTO JOSÉ GONÇALVES

 

O Arquivo Catedralício Dom Alberto José Gonçalves, subordinado à autoridade da Catedral Basílica de Curitiba, é o Arquivo mais antigo da cidade, diretamente ligado à também mais antiga instituição da cidade, a Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, criada em 1668.

Embora tenha-se conhecimento da existência de documentos mais antigos que infelizmente se perderam com o passar dos anos, o registro atualmente mais antigo em que é possível consultar o termo trata-se do casamento entre Antonio de Lara e Antonia de Maris, do dia 21 de abril de 1684, sendo aquele filho do Capitão-mor Gabriel de Lara, um dos fundadores de Curitiba. 

 

O patrono do Arquivo Catedralício é Dom Alberto José Gonçalves (1859-1945), sacerdote que foi Vigário Colado desta paróquia de 1888 a 1900, sendo responsável por acelerar e concluir o processo de construção do atual templo da igreja Catedral Basílica. Dom Alberto posteriormente foi nomeado o primeiro Bispo Diocesano de Ribeirão Preto, sendo o primeiro paranaense (natural de Palmeira) a alcançar a dignidade episcopal.

Atualmente, o Arquivo Catedralício funciona nas dependências da própria igreja Catedral Basílica, em local seguro e reservado. A principal demanda implica na emissão de certidões de batismo da Catedral, da Igreja do Rosário e da Igreja da Ordem - que, como Reitorias, pertencem à Catedral até hoje - e de certidões antigas, sobretudo de imigrantes europeus, solicitadas para fins de requerimento de cidadania estrangeira.

Para solicitar acesso ao acervo, é necessário encaminhar mensagem para o email arquivocatedral@mitradecuritiba.org.br

Dom Alberto José Gonçalves, em retrato oficial para a Diocese de Ribeirão Preto.

 

Para mais informações, acesse uma das abas abaixo:

  • Facebook App Icon
  • YouTube App Icon
  • Instagram Social Icon

© 2019 por Gabriel Forgati | Proudly created with Wix.com

Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

Rua Barão do Serro Azul, 31 - Centro

Curitiba - PR | CEP 80.020-180

catedralbasilica@mitradecuritiba.org.br | (41) 3324-5136