OS SACRAMENTOS

Os Sacramentos da Igreja

 

“Os sacramentos da nova lei foram instituídos por Cristo e são sete, a saber: O Batismo, a Confirmação (ou Crisma), a Eucaristia, a Penitência (ou Reconciliação), a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio. Os sacramentos atingem todas as etapas e todos os momentos importantes da vida do cristão: dão à vida de fé do cristão origem e crescimento, cura e missão. Nisto existe certa semelhança entre as etapas da vida natural e as da vida espiritual.” (CIC 1210)

Segundo o Catecismo da Igreja Católica (CIC), os sacramentos dividem-se entre três classes:

____________________________________________________________________________________

  • Sacramento da Iniciação Cristã: Batismo, Confirmação e Eucaristia;

“Pelos sacramentos da iniciação cristã são lançados os de toda vida cristã. A participação na natureza divina, que os homens recebem como dom mediante a graça de Cristo, apresenta certa analogia com a origem, o desenvolvimento e a sustentação da vida natural. Os fiéis, de fato, renascidos pelo Batismo, são fortalecidos pelo sacramento da Confirmação e, depois, nutridos com o alimento da vida eterna na Eucaristia. Assim, por efeitos destes sacramentos da iniciação cristã, estão em condições de saborear cada vez mais os tesouros da vida divina e de progredir até alcanças a perfeição da caridade.” (CIC 1212)

 

  • Sacramentos de cura: Penitência e Unção dos Enfermos;

“Pelos sacramentos da iniciação cristã, o homem recebe a vida nova de Cristo. Ora, esta vida nós a trazemos ‘em vasos de argila’ (2Cor 4, 7). Agora, ela ainda se encontra ‘escondida com Cristo em Deus’ (Cl 3, 3). Estamos ainda em ‘nossa morada terrestre’, sujeitos ao sofrimento, à doença e à morte. Esta nova vida de filhos de Deus pode se tornar debilitada e até perdida pelo pecado.” (CIC 1420)

“O Senhor Jesus Cristo, médico de nossas almas e de nossos corpos, que remiu os pecados ao paralítico e restituiu-lhe a saúde do corpo, quis que a sua Igreja continuasse, com a força do Espírito Santo, a sua obra de cura e de salvação, mesmo para com os seus próprios membros. É esta a finalidade dos dois sacramentos de cura: o sacramento da Penitência e o da Unção dos Enfermos.” (CIC 1421)

 

  • Sacramentos de comunhão e missão: Ordem e Matrimônio.

“Dois outros sacramentos, a Ordem e o Matrimônio, são ordenados para a salvação de outrem. Se contribuem também para a salvação pessoal, isso acontece por meio do serviço aos outros. Conferem uma missão particular na Igreja, e servem para a edificação do povo de Deus.” (CIC 1534)

“Nestes sacramentos, aqueles que já foram consagrados pelo Batismo e pela Confirmação para o sacerdócio comum de todos os fiéis, podem receber específicas. Os que recebem o sacramento da Ordem são para ser, em nome de Cristo, ‘pela palavra e pela graça de Deus, os pastores da Igreja’. Por sua vez, ‘os esposos cristãos, para cumprir dignamente os deveres de seu estado, são fortalecidos e como que por meio de um sacramento especial.” (CIC 1535)

____________________________________________________________________________________

 

“Neste organismo, a eucaristia ocupa um lugar único por ser ‘sacramento dos sacramentos’: todos os demais sacramentos estão ordenados a este como a seu fim.” (CIC 1211c)

 

Os Sacramentos são de Deus e da Igreja, e distribuídos aos fiéis por meio de seus pastores. São regidos e ordenados, principalmente, pelo Catecismo da Igreja Católica e pelo Código de Direito Canônico, e dispensados ao povo de Deus por meio da Sagrada Liturgia.

  • Facebook App Icon
  • YouTube App Icon
  • Instagram Social Icon

© 2019 por Gabriel Forgati | Proudly created with Wix.com

Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

Rua Barão do Serro Azul, 31 - Centro

Curitiba - PR | CEP 80.020-180

catedralbasilica@mitradecuritiba.org.br | (41) 3324-5136